A psicanálise, também conhecida como “terapia da fala”, é um tipo de tratamento baseado nas teorias de Sigmund Freud, frequentemente chamado de “pai da psicanálise”. Freud desenvolveu essa modalidade de tratamento para pacientes que não respondiam aos tratamentos psicológicos ou médicos disponíveis em seu tempo.Freud acreditava que certos tipos de problemas vêm de pensamentos, sentimentos e comportamentos enterrados profundamente na mente inconsciente. Portanto, o presente é moldado pelo passado – as ações atuais de um indivíduo estão enraizadas nas experiências da primeira infância.Os psicanalistas ajudam os clientes a acessar sua mente inconsciente para recuperar emoções reprimidas e experiências profundas, às vezes esquecidas. Ao obter uma melhor compreensão de sua mente subconsciente, os pacientes adquirem uma visão dos motivadores internos que impulsionam seus pensamentos e comportamentos. Isso permite que os pacientes trabalhem para mudar comportamentos negativos e destrutivos.
A psicanálise é usada para tratar uma variedade de condições e problemas emocionais em adultos e crianças. Uma variedade de problemas geralmente responde bem a esse tipo de tratamento, incluindo:
Numerosas suposições fundamentam as teorias por trás da psicanálise. Em primeiro lugar, existem três funções dentro da personalidade de todos – o id, o ego e o superego. O id, compreendendo tanto o instinto quanto os impulsos fundamentais básicos, é energia inconsciente; também inclui tendências agressivas e sexuais. A mente consciente, ou o ego, serve para manter o id sob controle, exercendo uma influência moderadora. Finalmente, o superego representa a realidade externa, incluindo pensamentos, sentimentos e comportamentos conscientes, que refletem os costumes e valores dos pais ou da sociedade.Esses três componentes formam o modelo estrutural do que conhecemos como personalidade. A interação entre os três apresenta uma luta pelo domínio, que ocorre dentro de cada pessoa. O tratamento psicanalítico ajuda a aliviar as tensões subjacentes que ocorrem entre o id, o ego e o superego. Na tentativa de equilibrar essas três funções mentais, os pacientes devem revelar seus pensamentos e sentimentos inconscientes.Na maioria das terapias psicanalíticas tradicionais, o paciente se deita em um sofá enquanto o terapeuta se senta atrás do paciente para evitar contato visual. Essa posição ajuda o paciente a se sentir confortável, para que ele possa chegar a um nível mais íntimo de discussão com o psicoterapeuta.A terapia psicanalítica normalmente compreende um curso de tratamento de longo prazo. Os clientes geralmente se encontram com seu terapeuta pelo menos uma vez por semana e podem permanecer em terapia por vários anos.